{ Politique } Justiça vs. Igualdade

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Desculpe a má qualidade da capa, mas pretendo fazer outra, meu Photoshop tá com problemas aqui.


Há um tempo atrás fiz uma enquete aqui no blog, a respeito de postagens de temáticas exclusivas sobre política geral, sendo assim, aqui está nossa primeira postagem, que me deu trabalho para decidir o assunto, mas está aí. E seguindo as valiosas dicas e opiniões que foram me dadas deixarei a linguagem técnica e cientifica de lado e tentarei trazer as ideias para uma realidade mais presente em nossas vidas, algo que eu já tinha como proposta. Aproveitem, comentem e opinem sobre o que acharam.

Até hoje, não lembro de ter tido um professor na área de humanas que tenha ministrado uma aula em que ele pode diferenciar duas palavras de extrema importância para uma sociedade. Não vejo o assunto como algo complexo, na verdade até muito simples de se explicar, complexo mesmo é a compreensão das pessoas acerca disto, já que não há uma visão sociológica evidente em nossa sociedade.

Para começo de conversa, vamos definir o significado de ambas palavras separadamente, e depois, explicarei onde as pessoas se confundem nisso tudo.

Justiça: sf (lat justitia1 Virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito lhe pertence. 2 Conformidade com o direito. 3 Direito, razão fundada nas leis. 4 Jurisdição, alçada. 5 Tribunais, magistrados e todas as pessoas encarregadas de aplicar as leis. 6Autoridade judicial. 7 Ação de reconhecer os direitos de alguém a alguma coisa, de atender às suas reclamações, às suas queixas etc. 8 Poder de decidir sobre os direitos de cada um, de premiar e de punir. 9 Exercício desse poder. 10 Rel [...] De justiça: justo, merecido. - Dicionário Michaelis - Editora Melhoramentos Ltda. © 2009 UOL
Igualdade: sf (lat aequalitate1 Qualidade daquilo que é igual; uniformidade. 2 Conformidade de uma coisa com outra em natureza, forma, qualidade ou quantidade. 3 Relação entre coisas iguais.4 Completa semelhança. 5 Paridade. 6 Identidade. Mat Expressão da relação entre duas quantidades iguais; equação. Polít Identidade de condições entre os membros da mesma sociedade. p us Equidade, justiça. - Dicionário Michaelis - Editora Melhoramentos Ltda. © 2009 UOL

Para que vocês possam ter uma melhor compreensão, eu destaquei as partes importantes de ambos os conceitos, do primeiro, justiça é resumido é algo que é justo e merecido, já em igualdade dentro de um conceito até político destacado pelos autores do dicionário é relacionado como as condições de membros da mesma sociedade, porém entendo até como um erro, os próprios autores definiram igualdade como Equidade e justiça. Fato que se contrapõe em cima do conceito da própria justiça. Explicando melhor. Imagine você com sua família, e seus pais fazem um seguinte acordo com você e um "suposto irmão":

De acordo com o comportamento de vocês nós iremos estipular o valor de presente de aniversário de ambos. Até aí tudo bem, mas supomos que seu irmão não se comportou bem durante o ano e deixou seus pais bastante irritados, ao contrário de você. Pela lógica você deveria ganhar um presente de maior valor que ele, devido ao acordo, mas isso funciona de uma forma moral também, foi algo merecido, ou seja, a justiça foi feita neste caso. Mas imaginem se seus pais dessem presentes de mesmo valor para ambos? É justo? Seu irmão hipoteticamente não mereceu aquilo, nem pelo acordo findado, nem moralmente, pois ele não mereceu, ou seja foi feita igualdade, mas não justiça, pois neste caso o que foi posto em xeque não foi o merecimento, mas sim a "uniformidade".

Desta forma é possível se compreender este conceito dentro da sociedade, eu até me surpreendi pelo conceito dado pelo dicionário, aplicavelmente, em nossas realidades igualdade nunca é sinônimo de justiça a não ser, que o merecimento que for ponderado seja o mesmo, como se você e seu irmão tivessem o mesmo comportamento. E para fechar colocarei uma imagem, que pra mim, resume tudo isso que falei aqui.




Bem pessoal, esse é o primeiro texto que escrevo depois de muito tempo sobre política, mas espero que eu esteja muito mais claro e objetivo nas minhas palavras, conto com a opinião de vocês e comentários. Estarei sempre aberto a críticas.

Beijos e abraços :p

4 comentários:

  1. Olá Jean!
    Muito legal o assunto do post! A capa ficou excelente não precisa se preocupar.
    Beijão!
    http://destroyeddreams42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Assunto bem interessante desse texto, acho que precisamos discutir mais sobre esse tipo de assunto.
    A capa ficou legal.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  3. Eu tô no 9° ano ainda, mas tenho uma professora de História muito rígida (e chata também ehauehu).
    E um dia, durante a aula, ela falou isso e deu JUSTAMENTE o exemplo da última imagem. Isso foi muito bom para eu compreender um pouco do assunto. E agora, saber um pouco mais.

    Beijo!
    Fofuramentos
    @bfofuramentos (twitter)

    ResponderExcluir
  4. Oi lindooooooooooooooooooooo tudo bem?
    Gostei do assunto, ainda mais quando é um jovem que escreve. Afinal vejo muitas pessoas por ai dizendo que nós novos não se preocupa com isso! Gostei da forma que você colocou as palavras e escreveu!

    Beijo grande,

    Veja as últimas novidades do blog e me diga sua opinião!

    Maah Music - Aumenta o som para HUNTER & THE BEAR.

    Maah Music - Entrevista Exclusiva com Banda Makai.

    Maah Music - Entrevista Exclusiva com GODASADOG.

    ResponderExcluir

Pensamentos Irreais